segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Resenha: Um Dia, David Nicholls

Um Dia, David Nicholls

Skoob

Dados: 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 416
Ano: 2011
ISBN: 9788580570960

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho.


Meu exemplar (= "Um dia" David Nicholls
Resenha: Quando comprei o livro, pensei que iria chorar de tanta emoção. Quando o recebi fiquei mais que feliz e saltitante, mas quando o li...

Dex e Em são um caso a parte dos romances fictícios, eles se conhecem durante a formatura da Universidade, e passam "uma noite juntos" que se resume a ficarem deitados e conversarem praticamente sobre tudo.

Emma é uma jovem que tem o sonho de ser escritora, ser independente, ela é linda, mas como sempre, não sabe disso, rs. E claro: Há tempos é apaixonada por Dexter. Já Dex é um cara rico, lindo e festeiro. Conquista todas e tem todas na mão. Menos Emma. Dex ainda não sabe o que fazer depois da Universidade, então decide ir buscar "seu lado espiritual" na Índia.

Ao longo de 20 anos, a estória é contada em apenas um dia de cada capítulo. A cada 15 de julho, o autor descreve como foi o dia deles. E foi exatamente isso que eu não consegui suportar no livro. A cada capítulo eu me via fora da tomada, por não saber exatamente o que pensar, nem como ler sem se perder. Narrar apenas um dia do ano é difícil, e ler é ainda pior. Narrar e ler um dia apenas do ano, e encaixar isso no enredo é ainda mais difícil.

Mas, não me desanimei, devorei o livro. Não consegui esperar, e chorei muito, muito mas muito mesmo. Dex é o típico bobão, crianção, tongão, tudo ão ão ão. Juro pra vocês que se eu conseguisse entrar no livro, entraria com uma cinta nas mãos e faria o Dexter tomar juízo, porque olha... Emma, caramba, amei ela. Claro às vezes a achei meia burrinha (clichê típico), mas gostei muito mesmo dela!

Dex e Em são assim. Pessoas, como eu e você. Como Em e Dex.

Quem gosta de romances complicados, não pode perder de ler esse livro. Eu estava mega ansiosa, mas esperava mais do livro. Claro, eu ainda amo os doi (Em&Dex), mas tem algumas coisas que ainda não posso suportar no livro. A capa é sem comentários, e toda a arte do livro é sensacional! O final, gente: Me conte se você não é um Ser capaz de chorar com um final daqueles! Enfim, são 20 anos juntos e separados, acima de tudo, muita amizade... Mas também muito amor. Não tenho como escrever muitas notas sobre o livro, você lendo a sinopse já sabe o que vai acontecer.

Em e Dex, Dex e Em.

Acho que a frase que eu nunca mais vou esquecer, e sempre que posso, recito, será essa: 
"Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar um só presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada." pág. 51
Hmm.. Claro, quer chorar mais?! Assista ao filme. Claro, tem partes, que para quem leu o livro, fica indignado pelo roteiro sair tanto assim do eixo, mas fazer o que. Segue abaixo algumas imagens Gif pra vocês.
Essa é a cena da imagem da capa *-*
Ao final dos 20 anos...
Dex e Em, Em e Dex. Ao longo dos 20 anos.
Dex e Em, Em e Dex.
Vinte anos.
Duas pessoas. 
Um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua verdadeira expressão (: