quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resenha: O Poder do Fogo, Khêder Henrique

O Poder do Fogo - Khêder Henrique

Skoob

Onde Comprar:
Livraria Saraiva

Editora: Novo Século - Selo Novos Autores

Ano: 2011
Páginas: 240

ISBN: 9788576794257
Edição: 1


Sinopse“Você já pensou em possuir o Poder do Fogo?” O Grande Teste – uma série de provas práticas e teóricas realizadas para definir o rumo profissional de um estudante – será realizado dentro de um mês em Diaspos, uma vila rural que fica ao sudeste do mítico continente de Myruna. Todos os jovens estão empolgadíssimos com a aproximação desse evento. Menos Kiara Ancessus. Entretanto, tudo pode mudar quando o forasteiro Lucius Veniaga chega ao vilarejo com o desejo de estudar com a misteriosa Elemiah Mirone, uma elementar aposentada. Os elementares são indivíduos com habilidades únicas e fascinantes, tais como manipular os elementos da natureza conforme sua vontade. Dividida entre o desejo de agradar a seus familiares e a vontade de encontrar uma atividade na qual sinta prazer e desenvoltura em desempenhar, Kiara iniciará uma jornada de aventuras e descobertas onde enfrentará surpreendentes desafios.


Sobre o autorO paulista Khêder Henrique trabalha como bancário e escritor. Ele é formado em Jornalismo e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). "O Poder do Fogo" (Ed. Novo Século) é seu romance de estréia. 




Resenha: Eu costumo dizer nos comentários em outros blogs que essa nova "safra" de escritores tem tudo pra ser uma das melhores!


Ganhei o livro em uma promoção que o autor fez no blog dele (>Aqui<). Fiquei super feliz e mais do que empolgada, pois já ansiava por esse livro a um certo tempo...


Adorei a leitura leve, mas cheia de aventuras. É um livro rápido de ler, mas em cada capítulo tem um incrível passeio cheio de "elementos" pela vila de Diaspos.


Em Myruna (como se fosse um estado/país) os jovens que completassem 14 anos deveriam realizar 'O grade Teeste' para saber qual rumo profissional deveriam seguir. Kiara Acenssus não estava nenhum pouco empolgada com o teste, ao contrário de sua melhor amiga, Tácita. Com a chegada do forasteiro Lucius Veniaga, Kiara se vê em apuros.


Lucius pretende ser o novo aprendiz elementar da mestra Elemiah Mirone, a velha elementar, chata de galochas, rs. Brincadeirinha, mas ela causa essa impressão. Para ser aprendiz, a mestras só aceita dois alunos, e como Lucius não quer perder a viagem, tenta logo convencer a Kiara ser também aprendiza de Elemiah. Será que ele vai conseguir?


Na trama surge esse enlaço logo de cara. A decisão por seguir carreiras diferentes e perigosas que tanto adornam a cabeça de muitos adolescentes de hoje em dia, é o principal tema do  livro. Confesso que isso me provoca até hoje. Lucius é um jovem determinado, que sabe o que quer: Quer ser um elementar. E Kiara fica confusa com essa decisão: opta por se uma elementar, assim como sua mãe Talissa Ancenssus, ou escolhe virar "fazendeira" apenas para ajudar seu pai Laureon, sem mesmo gostar do trabalho.


Essas indecisões esquentam o livro, deixando-o cheio de aventuras. Lendo o livro, você pode ainda conhecer  o Ferron, um jovem guerreiro muito valente, a Tácita, a melhor amiga de Kiara que também é a fofoqueira da cidade, rs. Conhece melhor a elementar do ar Elemiah Mirone, e vê que (spoiler) no final das contas ela nem é tão má assim. Conhece a andarilha Suzi, que é uma ótima arqueira, e no meu ver, ela esconde um segredo... Até fica com pena da Kalinka. Além do mais, fica conhecendo os três insuportáveis elementares do gelo.. Ops, falei demais. Quer saber como seriam os personagens? Veja: >>AQUI<<

Enfim eu gostei do livro, cheio de embates e surpresas! Ah e quer saber o que ficou relevante pra mim no livro?? O uso da leitura! Lucius lê muito, e Kiara não, o que acaba se tornando um ponto negativa pra ela no livro! A leitura é tão defendida nessa história que você se vê sorrindo por ler algo que incentive a leitura, legal né?! E também tem advertências, que pelo menos para mim serviu, por exemplo: quando você lê algo extremamente fantástico é normal que você acabe falando tudo sobre o livro, mas deixa de pensar na realidade, não é?! O livro implica com isso, e por mais que seja literatura fantástica, ensina bastante como devemos nos desvencilhar disso... Nem tudo que está nos livros é verdade. Infelizmente devo concordar.

People, uma parte do livro que eu amei (além das batalhas e dos momentos de alegria total) foi a explicação dos deuses com os elementos para toda Myruna, que são sete deuses (olha que legal os nomes):

  1. Taline, deusa da luz.
  2. Kedar, deus das trevas (coincidência com o nome do autor né?! rs)
  3. Paloma, deusa do ar.
  4. Abadon, deus do fogo.
  5. Tharsos, deus da terra.
  6. Babilônia da água.
  7. Acácio do gelo.
SUPIMPA!
Um novo conceito sobre deuses e seus elementos!

Obrigada Khêder por escrever um livro tão bom! Ficou entre os meus preferidos!  Ah o personagem que eu mais gostei foi o Lucius, mesmo parecendo um nerd, rs. Achei-o um fofinho!

Espero que gostem da resenha, e se tiverem vontade leiam, eu recomendo mesmo! Muito boa leitura!  Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua verdadeira expressão (: